Após a vitória por 1 a 0 da Ponte Preta sobre o Náutico, no último sábado (25), nos Aflitos, pela Série C, o técnico Alberto Valentim elogiou a postura da equipe, que mesmo com mais uma expulsão, conseguiu sair de campo com os três pontos.
A Macaca teve o zagueiro Léo Oliveira expulso aos 32 minutos do primeiro tempo. O Náutico também perdeu um jogador na segunda etapa: o goleiro Muriel levou o cartão vermelho aos 12 minutos. Pouco depois, a equipe alvirrubra ainda ficou com um a menos por lesão, após esgotar as substituições, e terminou o jogo com nove em campo.
O gol da vitória saiu aos 40 do segundo tempo, com Everton Brito aproveitando o momento de superioridade numérica.
Valentim celebrou a resposta do elenco após a derrota para o Brusque na rodada anterior, quando a Ponte também teve um jogador expulso.
— A gente vinha de uma derrota dura em casa. Hoje, mais uma vez, começamos melhores com 11 contra 11. Quando perdemos um homem, o time entendeu que era preciso se sacrificar e se comportou de forma madura — afirmou.
Apesar da vitória, o treinador fez um alerta sobre a necessidade de atenção redobrada para evitar novas expulsões.
— Temos que conversar internamente. Não é só com o Léo, é com todos. Já falamos disso e não podemos repetir os mesmos erros — destacou.
Comprometimento do grupo e estratégia nas trocas
O técnico também elogiou o comprometimento dos atletas:
— Aqui não tem espaço para vaidade. É um grupo unido, que joga pelo coletivo. Isso tem sido fundamental para a nossa campanha.
Valentim explicou ainda as saídas de Elvis, ainda no primeiro tempo, e Jean Dias, no início da segunda etapa. Segundo ele, foram decisões técnicas, baseadas no desgaste físico e na necessidade de reorganizar a equipe após a expulsão.
— Eu sabia que perderia qualidade ofensiva com a saída do Elvis, mas precisava de mais intensidade. O Jean quase ficou fora do jogo, não estava 100%. O Everton entra muito bem, cumpre função tática e foi decisivo — completou.
Com o triunfo, a Ponte Preta chega a 16 pontos e segue isolada na liderança da Série C. O próximo compromisso será no dia 2 de junho, contra o Ypiranga-RS, no Moisés Lucarelli.