A tão aguardada reforma do gramado do Estádio Barão da Serra Negra, casa do XV de Piracicaba, começou oficialmente nesta segunda-feira (19). A obra inclui a substituição completa do campo e é conduzida pela empresa World Sports, com supervisão técnica da Federação Paulista de Futebol. O trabalho foi iniciado após visita do engenheiro agrônomo Glayson Almeida, que fez o alinhamento final das etapas a serem realizadas.
O objetivo é deixar o gramado pronto para a disputa da Copa Paulista Sicredi 2025. O Nhô Quim estreia no torneio fora de casa, contra o São Bento, no fim de semana do dia 15. Já a primeira partida em Piracicaba acontece no fim de semana seguinte, diante do Rio Branco.
Segundo Glayson Almeida, a análise técnica identificou a necessidade de intervenção tanto na camada superficial da grama quanto na base do terreno.
“Será feita a retirada da camada atual, correções no solo e aplicação de um colchão drenante à base de areia. Em seguida, será feito o nivelamento a laser, utilizando um equipamento de última geração com duas torres, que garante alta precisão”, explicou.
Após essas etapas, será feito o plantio com rolos de grama. “Finalizado o serviço, entramos na fase de ‘grow-in’, que é o processo de crescimento e adaptação do gramado. Ao fim desse período, o campo estará pronto para receber jogos com uma qualidade muito superior à atual”, completou o engenheiro.
Henrique Skau, engenheiro agrônomo da World Sports, também destacou os benefícios do modelo adotado.
“A escolha pela troca completa com rolos de grama foi estratégica para atender à necessidade de um gramado de alto desempenho em tempo hábil. Isso garante não só agilidade na entrega, mas também segurança e ótima jogabilidade para os atletas”, disse.
Enquanto as obras seguem, os treinamentos do elenco profissional serão realizados no CT XV-Raízen, em Saltinho.