O encontro com o Santos, domingo (19), às 20h30, marca o início de uma nova era no Estádio Moisés Lucarelli. Junto com o time que vai em busca da segunda vitória na competição, a diretoria executiva promove a inauguração do novo sistema de iluminação para revolucionar o jeito de ver jogos os jogos da Macaca no Majestoso. Com padrão internacional de qualidade, o projeto implantou luminosidade de 1.600 LUX, que supera exigências das maiores entidades que dirigem o futebol mundial, como a Federação Paulista, CBF, Conmebol e até da FIFA.
A diretoria pontepretana investiu cerca de R$ 1,5 milhão na aquisição, desenvolvimento de projeto e instalação dos equipamentos fornecidos pela Signify Philips, uma das mais importantes do planeta nesta área. E vale destacar que todo este investimento financeiro já foi pago. Com essa obra de grande relevância, a Macaca dá mais um largo passo ao processo de reconstrução de suas estruturas, iniciado há três anos.
Este projeto luminotécnico do Majestoso traz melhores resultados em níveis de luminosidade, uniformidade e conforto visual aos jogadores e público. A tecnologia utilizada também garante melhores transmissões em HD e 4K, que são os sistemas mais utilizados atualmente na transmissão dos jogos.
“O sistema de iluminação que foi instalado na Ponte Preta, além de estar dentro das condições solicitadas pelas entidades de futebol, utiliza da mesma tecnologia de iluminação das grandes arenas do Brasil e do mundo. Este sistema irá trazer uma redução do consumo de energia com maior intensidade luminosa, além da possibilidade de show de luzes como entretenimento, onde o torcedor irá se envolver mais ainda com o clima do estádio, antes, durante e depois da partida”, relata o engenheiro Alisson Quinaia, responsável técnico pelo projeto.
O novo sistema, que substituiu os 80 refletores convencionais de lâmpadas metálicas, é composto por 96 projetores de LED. Além de mais eficiente, a nova tecnologia proporciona redução de gastos que pode a até 73%. O sistema antigo operava com 380 LUX, infinitamente menor que o novo que chega a 1.600 LUX.
Primeira iluminação foi utilizada em 1951
O primeiro sistema de iluminação do Majestoso foi inaugurado em 14 de abril de 1951 e era o segundo estádio particular do Brasil com este recurso. Só o São Januário, pertencente ao Vasco, tinha iluminação, além do Pacaembu e Maracanã, do pertencentes ao poder público. Como ainda não havia as torres, uma parte dos refletores eram posicionados sobre a cobertura das vitalícias e a outra ficava sobre o muro das gerais. O jogo de inauguração foi contra o Corinthians pelo Campeonato Paulista e terminou empatado por 1 a 1.
Refletores que estavam em uso foram instalados em 1975
Em 1975, graças ao empenho direto do então presidente Coronel Rodolpho Pettená e outros abnegados dirigentes, a Ponte Preta finalmente conseguia seu novo sistema de iluminação. Foram instalados 80 refletores nas quatro torres, com recursos obtidos depois de intensas campanhas de doação junto aos torcedores, dirigentes, empresas e até do poder público.
O primeiro jogo foi no dia 1º de setembro de 1975, uma segunda-feira, contra o Internacional, que seria campeão brasileiro, e terminou com vitória gaúcha por 2 a 0. O time jogou com Moacir; Jair, Oscar, Zé Luiz e Vulca; Tadeu e Valtinho; Brinda, Helinho, Nogueira (Ditinho) e Tuta. O técnico era Zé Duarte.
Fotos: Ponte Preta (Pontepress)